Fontes de texto usadas pelo WebDesigner Webs e Gráficos

24 de setembro de 2008

Trabalhar com fonte de texto na Internet não uma coisa muito fácil.
Temos o grande obstáculo de que, se a fonte não estiver instalada no computador do usuário, ela será substituída por uma fonte padrão como Arial, ou Time New Roman que na verdade tira todo o encanto do projeto executado.
Como CSS (folhas de estilos) faz parte do mundo do Design Web vou mostrar as 7 fontes mais usadas por Designer Web e Designer Gráficos.

1.Helvetica
Sem sombra de dúvida, a Helvetica é a mais utilizada pelos profissionais (e também pelo não profissionais) em design gráfico. Apesar de algumas críticas pelo tipo de letra, muitos acreditam que ele está muito bem espaçada.


2.Trajano
Trajano encontra o seu caminho em muitos cartazes do cinema hollywoodiano e nada remotamente a ver com religião, direito, casamento, a classe ou o passado.


3.Garamond
Embora existam muitas versões da Garamond, a mais usada hoje é a versão do Adobe Garamond (como visto abaixo) lançada em 1989. Garamond é uma grande fonte de revistas, livros, sites e órgãos de textos longos e recentemente foi nomeado a segunda melhor fonte (após Helvetica) por um alemão (que não me lembro o nome agora).


4.Futura
Futura é uma fonte que surge muitas vezes em grandes ecrãs, logótipos, grafismos em pequenos livros. Ela é baseada em formas geométricas (perfeitos círculos, triângulos e quadrados), que se tornou representante do estilo Bauhaus design de 1919-1933. Futura tem uma aparência de eficiência e presteza. Alguns odeiam a fonte.


5.Bodoni
Bodoni é uma grande fonte de manchetes, texto decorativos e logotipos. Bodoni tem uma estrutura subjacente estreita plana, sem colchetes serifs. A cara tem extremo contraste entre grossos e finos acidentes vasculares cerebrais, e uma construção geométrica global, o que o torna uma fonte com olhar muito estético.


6.Bickham Script Pro
Utilizada principalmente para ocasiões formais, Bickham Script Pro é uma fonte que faz um bom trabalho.


7.Frutiger
A fonte Frutiger família não é nem estritamente geométrica nem humanista em construção, as formas são concebidas de modo a que cada carcteres seja facilmente reconhecidos. Essa distinção faz com que seja bom para sinalização e visualização trabalho e, muitas vezes, é utilizado em Web 2.0 Logos.


Aqui estão algumas outras fontes muitos "profissionais" que designers utilizam-se frequentemente; Gills Sans, FF DIN, Franklin Gothic, Bembo, Rockwell, Avenir, Avant Garde, MrsEaves, Gotham, Sabon, Warnock Pro. Observe que nenhuma dessas fontes são oferecidas para dowloads de graça.

Subscreva o CSS-Desvandado completo!
Subscreva CSS - Desvendado por Email

3 comentários:

Anônimo disse...

Belas indicações. São fontes muito boas mesmo.
Abração

Marcelo R. Souza disse...

Valeu Rodrigo

Unknown disse...

Muito bom e útil! Obrigado.

Postar um comentário

Faça seu comentário ou sua pergunta. Quando for possível postarei a resposta.
Obrigado!
Para deixar o link da sua última postagem coloque este código:

<em><strong>Seu nome</strong> publicou um post sobre.. <a href="seu link do último post">Título do Post</a></em>

Ficará assim:
Marcelo publicou um post sobre.. Alguma coisa