Daqui 5 dias começa o Tutorial para cria Templates para Blogger

25 de novembro de 2008

Daqui 5 dias começarei um Tutorial de como criar templates para blogger blogspot profissionais. Antes de qualquer coisa, para os interessados, peço que leiam os artigos sobre: Estruturando seu código (Aqui você aprenderá a deixar seu código semânticamente correto), Divs e Spans e suas funções (Entenderá o que são div e span), Propriedade Clear (Veja como clear corrige flutuações) e Flutuações (Aprenda a usar float em seu código).

Este Tutorial não será somente um arquivo, ele será dividos em vários sendo eles:

  • Designer: Primeiro falaremos sobre o desenho do template. Isso inclui vários fatores como: Imagens, fundos, botões, largura de colunas, largura dos posts, margens, paddings, entre outro itens.

  • Header: Iremos começar de cima para baixo. Ao contrário de uma construção de uma casa, que começa de baixo para cima, os templates são construídos de cima para baixo. Aqui decidiremos o que vai no Header: Adsense, banner 468x60, ou dois banner de 125x125 em cada canto e no meio o Logo? Veremos.

  • Corpo: Onde vai os post. Aqui estudaremos tipos de tipografia, conforme o Designer proposto, se o texto é justificado ou alinhamento a esquerda ou a direita, formatação do rodapé do post, etc.

  • Sidebar: Estudaremos, Largura, se uma apenas ou duas e estilização.

  • Rodapé: Aqui chegamos ao último item de um Template que é o rodapé. Terá 1, 2 ou 3 colunas? Cada um irá decidir em cima do Designer que estiver criando.

Espero que estejam ansiosos como eu estou. Lembrando que este tutorial é sobre Designer de Template e não inclusão de funcionalidades como: Leia mais, Artigos relacionados entre outros. Estas funcionalidades podem ser incluídas depois do template pronto.
Aguardo todos vocês para começarmos e divulguem este artigos para os interessados.

Obrigado!

Subscreva o CSS-Desvendado completo!
Subscreva CSS - Desvendado por Email

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou aguardando ansioso pela continuacao da serie de posts. Considero as suas orientacoes sempre muito validas. Edesculpe-me pela falta de acentuacao. O teclado da lan onde escrevo agora esta completamente desconfigurado).

Iara Alencar disse...

Ja deu os 5 dias e voce nao fez;

Postar um comentário

Faça seu comentário ou sua pergunta. Quando for possível postarei a resposta.
Obrigado!
Para deixar o link da sua última postagem coloque este código:

<em><strong>Seu nome</strong> publicou um post sobre.. <a href="seu link do último post">Título do Post</a></em>

Ficará assim:
Marcelo publicou um post sobre.. Alguma coisa