Quando uma empresa precisa ou quer saber o que a sua clientela pensa/fala a seu respeito ou mesmo quais os seus desejos, geralmente lança mão de pesquisas de mercado ou de opinião. Esse tipo de iniciativa tem um custo alto. Esse custo pode ser reduzido significativamente com o uso de um blog corporativo como canal de comunicação com os clientes, pois os comentários deixados por eles servem como um termômetro sobre como se relacionam com o seu empreendimento.
Conforme nos ensina Jeremy Wright, “uma das razões para que o blogging seja um fenômeno é que ele leva ferramentas como a pesquisa de mercado e o teste de produtos da visão panorâmica ao nível de interação interpessoal”.
Então, além de permitir essa possibilidade de saber o que os clientes esperam da sua empresa, o que pensam dela, como vêem os serviços que ela presta, o blog se constitui num importante canal de comunicação de mão dupla, pois permite um feedback todo especial, fazendo com que os clientes passem a se ver não apenas como consumidores, mas parceiros que estão sendo ouvidos. Dessa forma, a sua empresa só tem a ganhar.
O diálogo proporcionado pelos blogs entre empresa e cliente também gera outros benefícios que fazem a diferença para quem se propõe a fazer parte de universo revolucionário. Vejamos alguns:
1) o blog gera clientes evangelistas, ou seja, aqueles que vão falar bem da sua empresa de forma voluntária;
2) desperta a confiança por parte da clientela em relação ao seu negócio/empresa;
3) o blog ajuda a você se destacar como um líder de pensamento no setor em que atua;
4) através do blog você compartilha e obtém conhecimentos (aliás, essa é uma das grandes vantagens do blog);
5) utilizando o blog como instrumento de marketing e comunicação, você proporciona um feedback sobre os seus produtos;
6) o blog ainda revela novas oportunidades de crescimento e novos mercados para a sua empresa.
Texto escrito por Luis Valério - Politica com Pimenta
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Conforme nos ensina Jeremy Wright, “uma das razões para que o blogging seja um fenômeno é que ele leva ferramentas como a pesquisa de mercado e o teste de produtos da visão panorâmica ao nível de interação interpessoal”.
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2) desperta a confiança por parte da clientela em relação ao seu negócio/empresa;
3) o blog ajuda a você se destacar como um líder de pensamento no setor em que atua;
4) através do blog você compartilha e obtém conhecimentos (aliás, essa é uma das grandes vantagens do blog);
5) utilizando o blog como instrumento de marketing e comunicação, você proporciona um feedback sobre os seus produtos;
6) o blog ainda revela novas oportunidades de crescimento e novos mercados para a sua empresa.
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4 comentários:
O blog é uma grande ferramenta de comunicação não só para as empresas mas para todos que desejam expor suas opiniões na internet.
Acredito que deveria ser melhor explorado também nas escolas. Os alunos poderiam criar blogs que complementassem as aulas de português, inglês, geografia, ciências, etc. Ou seja, colocar em prática, escrevendo em seus blogs, tudo aquilo o que aprenderam, com a orientação dos professores. É muita utopia isso?
@Rodrigo...
Com certeza o blog é uma ferramenta versátil. Sua idéia é muito promissora e se eu fosse você colocaria em prática hoje mesmo.
Eu utilizo como meio de propagação de experiências, idéias, técnicas e desenvolvimento de projeto em Social Media Marketing. Todos esses pontos citados são validos na hora de criar um blog. Na empresa que atuo como diretor de Web Marketing temos 2 blog, um especifico a saúde com ênfase em notícias de utilidade publica e outro com ênfase em nutrição que é o mercado mais difícil da empresa penetrar no mercado!
Paz no coração e Luz na razão.
@Thiago...
Com certeza o nicho de nutrição é um dos que mais cresce, pois as pessoas estão, devagar, descobrindo que cuidar da saúde é mais importante. Um blog sobre este assunto sempre terá sucesso, mas para uma empresa que quer realmente aparecer no mercado, investimento é necessário, pois a Internet a informação é constante e mutável.
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