Blog como fonte inteligente de marketing

9 de fevereiro de 2009

Depois de algum tempo de recesso, volto a escrever aqui no CSS Padrões para retomarmos os nossos diálogos sobre os benefícios que um blog corporativo pode trazer para a sua empresa. Hoje busquei como referência o blogueiro espanhol Sergio Monge.

Monge listou uma série de situações benéficas para as empresas criadas a partir da manutenção de um blog bem elaborado e sempre atualizado com assuntos interessantes. Ele ensina, por exemplo, que manter um blog significa manter-se em dia [atualizado]”.

Tornei-me um entusiasta apaixonado da mídia blog. Para ser mais enfático, tenho assumido uma postura "evangelizadora” [expressão cunhada pelo blogueiro Jeremy Wright], no sentido de tentar fazer com que mais pessoas criem seus blogs e façam dele uma forma inteligente de comunicação que lhes possibilite usufruir da melhor maneira possível do seu potencial quer seja do ponto de vista pessoal quer seja profissional.

Mas, ainda conforme Sergio Monge, não se pode pensar em manter um blog sem assumir uma postura proativa. “Un blogger necesita fuentes para ser capaz de escribir contenidos interesantes y, para ello, lee lo que escriben otros blogger, revisa estudios sobre el sector, asiste a conferencias y congresos y, sobre todo, se mantiene despierto”, diz ele.
Ou seja, é preciso buscar entender o fucionamento dessa mídia e se “esforçar” para manter uma rede de contatos ou fontes que possa resultar na elaboração de conteúdos interessantes e que tragam algum resultado ou ensinamento para o leitor ou para os clientes da empresa/corporação.

O blogueiro espanhol afirma que para uma empresa ter um grupo de pessoas da corporação que dedicam uma parte do seu tempo a escrever no blog da organização pode resultar na melhor fonte de inteligência de marketing. Mas para isso é preciso que os responsáveis por esta tarefa leiam outros blogs e se informem das novidades por meio essa mídia fantástica.

Transferindo esse ensinamento para outro foco, eu tenho dito aos meus alunos nas minhas aulas de Jornalismo Digital que um blog pode funcionar ao mesmo tempo como um laboratório e uma vitrina para que eles possam desenvovler e mostrar as suas habilidades com a escrita e o jornalismo como um todo.

Para as empresas o resultado e a melhoria do marketing, pois os clientes e colaboradores vão perceber que a corporação conta no “seu time” com pessoas que acreditam na empresa e se propõem a colaborar para o seu crescimento. Quando isso acontece, a organização poderá comemorar em pouco tempo os frutos dessa participação, que virá na forma de uma imagem positiva no mercado.

Por hoje é só. Volto logo em breve.

PS - Esse artigo nasceu a partir da leitura deste post.
PS 1 – Para outros diálogos, acesse o blog Política com Pimenta.

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