Grande desabafo de uma grande blogueira

26 de julho de 2008

Como sempre os fins de semana servem para garimpar leituras interessantes.
Para minha supresa me chega o feed do Blog Templates Novo Blogger com um post que a príncipio me parecia normal, mas ao correr os olhos e digerir as palavras nele contida, me surpreendo com um desabafo da Ariane (Grande Blogeira que auxilia muitos novatos).

Aí você tenta uma única, uma mísera única vez e já vai deixando um comentário pedinte 'peloamordedeus passa lá no meu blog e arruma ele aí ô', como se eu, sicrano e beltrano tivéssemos mesmo obrigação de te ajudar. Só por que você tá desesperado.


Aqui começa um grande desabafo que nós desenvolvedores acabamos nos omitindo em favor de favorecer novatos em codificação.
Existe ainda a falsa idéia de que se alguém fez e mostrou como fazer, estamos isentos de nos aprofundar naquele assunto em particular.
Participo de uma comunidade no Orkut sobre CSS e nesta sexta feira uma garota desesperada, pedindo ajuda pois seu layout estava todo errado, pela falta conhecimento de código CSS.
Ninguém se propos a ajuda-lá. Então eu, mania de querer ajudar todo mundo, me ofereci para ver o código dela e talvez dar umas dicas.
Conclusão: Fiz o layout todo.
Quando enviei o arquivo pelo MSN, fiquei esperando uma reação (O ser humano precisa mais de reconhecimento do que de dinheiro) e nem um sinal. Depois de uns 10 minutos esperando me surge uma mensagem: "Valeu, to conversando com minha cunhada". Putz! Fiquei louco com isso, mas é assim mesmo. Esses copiadores de códigos, sempre correm atrás da gente quando querem uma ajuda. Damos o nosso melhor e ai quando algo da errado (pela falta de conhecimentos deles ou incompetência mesmo!) entram nos nossos Blogs com frases de desespero:

Aí meu Deus! fiz tudo o que você disse e agora meu blog está com o layout todo torto"


Meu amigo, problema é teu.
Você conhece CSS? Sabe pra que serve XHTML? Não? Então a culpa é tua.
Nem devia mexer no código. Mexeu de inchirido. Porque não foi primeiro saber do que estamos falando ? Não, ele aprende rápido.
Nem passa na cabeça do indivíduo que nós levamos dias, meses ou anos para conseguirmos fazer o que fazemos hoje.
Um exemplo foram meus alunos de violão. Eles me viam tocando Baquianinha com a maior facilidade. Ficavam espantado, então pagavam a mensalidade e começavam as aulas.
Na segunda semana cadê o aluno? Desistiu.
Achou que iria tocar igual a mim no primeiro dia. Nem me perguntou quanto tempo eu levei treinando, enchendo o saco dos meus pais, quando ficava o dia todo marcando tempo com a boca, quantos exercícios chatos que fiz para pegar agilidade nos dedos.
Não, eles não querem saber. Eles querem perguntar, querem a resposta e depois fazem a porcaria e nós somos o culpados.

Concluindo, ajudar de mais virá pecado.
Ariane foi corajosa e eu admiro isso e usarei como exemplo para o futuro.
Veja este desabafo fabuloso clicando aqui!

Subscreva o CSS-Desvandado completo!
Subscreva CSS - Desvendado por Email

2 comentários:

Ismael PVT disse...

Desculpa mas eu não concordo com isso. Eu acho que as pessoas se não agradecem às vezes não é por falta de intenção.
Eu, por exemplo, ontem tive a ajuda dum amigo para adicionar umas colunas no meu template do meu blog http://ismaellive.blogspot.com/ !!!
Eu não fui logo a correr agradecer. É como quando eu faço uma placa link para quem não tem placa link ou quando não gosto da placa de link que tem e faço uma nova para colocar no meu blog. Eu não fico desesperado por um obrigado.
Por exemplo, gostava bem mais do banner deste blog antes que me permitiu fazer uma placa de link para o linkar no meu blog. Fiz a placa que achei ficar linda. Agora chego aqui no blog e vejo que mudaste a identidade do blog. Achas isso justo? Eu não.
Mas nem por isso venho criticar aqui ou no meu blog.
Outro exemplo é quando eu crio uma placa link e falo para a pessoa e ela nem liga. Achas justo? Eu não acho. Mas continuo a não criticar.
Eu não critico porque eu quando faço algo estou a treinar as minhas habilidades, estou a desenvolver mais capacidade para no futuro voltar a fazer e fazer melhor.
Às vezes faço 3 ou 4 vezes uma placa até gostar do resultado. Outras vezes ela fica perfeita, para mim, na primeira tentativa.
Nunca falo a ninguém que ela podia dizer obrigado. Apenas gosto e sinto-me feliz por ajudar e quanto mais quando a pessoa começa a usar o meu trabalho.
É assim que eu penso!!!

Anônimo disse...

Obrigado pelo seu comentário Ismael. Veja bem não estou dizendo que espero um obrigado, que estou dizendo é que quando a pessoa não consegue ela logo se pronuncia nas críticas, mas mesmo assim continuo ajudando conforme meu tempo disponibiliza. Em relação ao Logo este ainda não é definitivo (vai mudar de novo) pois quero profissionalizar meu blog. Eu também não saio agradecendo de cara as ajudas pois o tempo às vezes não permite, mas veja uma coisa, assim que entrei no seu site e vi meu link lá pelo tempo que tinha, logo pensei vou colocar uma referência do site do amigo no meu. Sei que os que ajudei e que fizeram a coisa certa de alguma forma me agradeceram, ou dizendo o endereço do blog, ou até mesmo indicando o blog para futuros visitantes. Continuarei a ajudar sim, com certeza.

Postar um comentário

Faça seu comentário ou sua pergunta. Quando for possível postarei a resposta.
Obrigado!
Para deixar o link da sua última postagem coloque este código:

<em><strong>Seu nome</strong> publicou um post sobre.. <a href="seu link do último post">Título do Post</a></em>

Ficará assim:
Marcelo publicou um post sobre.. Alguma coisa