Validação do seu código CSS e XHTML

22 de julho de 2008

Além de ser semanticamente marcado, um documento (X)HTML precisa ser escrito utilizando código válido. Se o código for inválido, os navegadores tentarão interpretar a marcação por conta própria, às vezes incorretamente. Pior ainda, se um documento XHTML estiver enviado com o tipo MIME correto, os navegadores que entendem XML simplesmente não abrirão uma página inválida. Como os navegadores precisam saber qual DTD utilizar afim de processar a página corretamente, uma declaração DOCTYPE é exigida para que a página seja validada.

Você pode verificar se sua (X)HTML é válida utilizando o validador do W3C. bookmarklet validador ou um plug-in como a Firefox Developer Extension. Muitos editores, (X) HTML agora têm validadores predefinidos e você pode até mesmo instalar uma cópia validador do W3C localmente em seu computador. O validador informará se sua página for validada, e, se não for, por quê?

A validação é importante porque pode ajudar a monitorar bugs no seu código. Assim, boa idéia é ter o hábito de validar cedo e frequentemente. Entretanto, a validação não e propósito por si só, e muitas páginas anteriormente boas não conseguem ser validadas devido a pequenos erros como um & ("e comercial") não codificado ou devido a conteúdo herdado. Assim, embora a validação seja importante, na prática, é necessário bom senso.

Além de importante para validação, os navegadores começaram a utilizar declarar DOCTYPE para um outro propósito.

Subscreva o CSS-Desvandado completo!
Subscreva CSS - Desvendado por Email

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário ou sua pergunta. Quando for possível postarei a resposta.
Obrigado!
Para deixar o link da sua última postagem coloque este código:

<em><strong>Seu nome</strong> publicou um post sobre.. <a href="seu link do último post">Título do Post</a></em>

Ficará assim:
Marcelo publicou um post sobre.. Alguma coisa