Olá, estou de volta como um novo assunto para dividir com vocês. Hoje vou falar sobre o cuidado e o respeito que um blogueiro - independente da finalidade ou interesses com que mantém o blog - deve ter para com os comentários adicionados à sua página.
O diálogo proporcionado pelos comentários, a comunidade que se forma em decorrência deles, a troca de idéias, as discussões travadas consistem no espírito da atividade blogueira. Blogar é construir relacionamentos. Foi a partir dos blogs que surgiram as redes sociais na internet.
Um exemplo simples do que estou dizendo é o post A força dos blogs na Internet, postado aqui no CSS Padrões. Quantos comentários ele atraiu! Que discussão bacana sobre o potencial dos blogs! E o que é melhor, tudo de forma voluntária. Quem tem o hábito de ler blog o faz por que gosta de participar de discussões. É essa força que os blogs têm e que falta às outras mídias.
Quanto aos blogs corporativos, estes é que não podem mesmo desprezar os comentários. No momento em que um CEO resove crair um blog para a sua empresa ou permite que funcionários mantenham um blog para falar sobre questões da corporação, é preciso dar toda a atenção que essa mídia requer. É um erro de estratégia criar um blog para a empresa e deixá-lo abandonado.
É preciso que o blog seja encarado com responsabilidade, pois muitos clientes e colaboradores da empresa vão usar o sistema de comentários do blog como principal meio para manter contato com a direção da empresa, substituindo mesmo o uso do email. E será nos comentários que virão as críticas, sugestões, reclamações, contribuições. Enfim, será através do blog que ocorrerá parte importante da comunicação empresa/cliente.
Logo, manter um blog não é mais brincadeira de adolescente. O tempo em que essa mídia era usada para miguxês, como diz o Carlos Cardoso, já vai longe. Blog agora é coisa séria. Se você não estiver disposto a levar a "coisa" com seriedade, melhor não começar. Seriedade, no entanto, não quer dizer sisudez. Um blog deve ser bem escrito, atraente e alegre. Pense nisso.
PS - podemos nos encontrar para outros diálogos aqui e aqui.
Subscreva o CSS-Desvendado completo!
Subscreva CSS - Desvendado por Email
O diálogo proporcionado pelos comentários, a comunidade que se forma em decorrência deles, a troca de idéias, as discussões travadas consistem no espírito da atividade blogueira. Blogar é construir relacionamentos. Foi a partir dos blogs que surgiram as redes sociais na internet.
Um exemplo simples do que estou dizendo é o post A força dos blogs na Internet, postado aqui no CSS Padrões. Quantos comentários ele atraiu! Que discussão bacana sobre o potencial dos blogs! E o que é melhor, tudo de forma voluntária. Quem tem o hábito de ler blog o faz por que gosta de participar de discussões. É essa força que os blogs têm e que falta às outras mídias.
Quanto aos blogs corporativos, estes é que não podem mesmo desprezar os comentários. No momento em que um CEO resove crair um blog para a sua empresa ou permite que funcionários mantenham um blog para falar sobre questões da corporação, é preciso dar toda a atenção que essa mídia requer. É um erro de estratégia criar um blog para a empresa e deixá-lo abandonado.
É preciso que o blog seja encarado com responsabilidade, pois muitos clientes e colaboradores da empresa vão usar o sistema de comentários do blog como principal meio para manter contato com a direção da empresa, substituindo mesmo o uso do email. E será nos comentários que virão as críticas, sugestões, reclamações, contribuições. Enfim, será através do blog que ocorrerá parte importante da comunicação empresa/cliente.
Logo, manter um blog não é mais brincadeira de adolescente. O tempo em que essa mídia era usada para miguxês, como diz o Carlos Cardoso, já vai longe. Blog agora é coisa séria. Se você não estiver disposto a levar a "coisa" com seriedade, melhor não começar. Seriedade, no entanto, não quer dizer sisudez. Um blog deve ser bem escrito, atraente e alegre. Pense nisso.
PS - podemos nos encontrar para outros diálogos aqui e aqui.
Subscreva o CSS-Desvendado completo!
Subscreva CSS - Desvendado por Email
4 comentários:
Concordo contigo. Tenho feito bons amigos através dos parcos comentários em meu blog.
@ "Bauru",
Essa troca de idéias via comentário de blog é o grande diferencial dessa mídia em relação às demais. Esse diálogo em rede tem sido tema de trabalhos acadêmicos de Norte a Sul do país.
O difícil mesmo é fazer com que os comentaristas considerem que o espaço dos comentários seja um espaço para debate. Fica-se (eu inclusive) respondendo para o dono do blog, ao invés de colocar idéias para fomentar a discussão.
abraço
Os comentários é realmente uma formula que da certo, especialmente nos blogs que 'ensinam' sobre determinado assunto, CSS por exmeplo.
Ai aparece um visitante que por mais que o post tenha sido esclarecedor, ele ainda fica com dúvidas, ai, nesse ponto, a coisa acontece: o cidadão tem uma dúvida, o 'blogueiro' deixa sua contribuição e os demais visitantes, usuários, do blog ajudam aquele que tem dificuldade.
A coisa se torna dinamica, muito dinamica, e muitas vezes quem acaba tirando a dúvida de um ou de outro é quem posta nos comentarios. Isto é incrivel...
Postar um comentário
Faça seu comentário ou sua pergunta. Quando for possível postarei a resposta.
Obrigado!
Para deixar o link da sua última postagem coloque este código:
<em><strong>Seu nome</strong> publicou um post sobre.. <a href="seu link do último post">Título do Post</a></em>
Ficará assim:
Marcelo publicou um post sobre.. Alguma coisa